Botox

Dysport® e Botox® são os nomes comerciais da Toxina Botulínica tipo A, um potente paralisante muscular.

Hoje, devido ao seu uso cada vez mais freqüente, tem obtido grande destaque na mídia. Porém muitas dúvidas ainda persistem entre o público leigo, entre elas: Como funciona? Para que serve? Ficarei sem expressão facial? Quanto tempo dura? Tem contra-indicação?

Tentaremos neste breve texto esclarecê-las.

A Toxina Botulínica impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo (bloqueando a liberação de acetilcolina). Com isso o músculo é paralisado. A utilização da Toxina Botulínica no campo da estética deve-se ao fato de que as rugas dinâmicas da face (pés de galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas) são devidas à contração muscular. Logo, se paralisados os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas! É nestes músculos específicos que o cirurgião plástico aplica a Toxina Botulínica, através de uma injeção de agulha extremamente fina.

A aplicação é rápida (cinco minutos) e pouco dolorosa. A paralisação muscular ocorre após 48 horas, se mantém em média por seis meses e não deixa o paciente sem expressão facial.


A volta da ação muscular, e portanto das rugas, ocorre devido à reinervação do músculo. Quando isso ocorrer pode ser refeita a aplicação.

Entre as poucas contra-indicações estão doenças neurológicas, alergia ao produto, gravidez e o uso de alguns antibióticos específicos.

Por ser de aplicação rápida, proporcionar grande atenuação das rugas dinâmicas com resultados quase que imediatos, a Toxina Botulínica tornou-se a grande coqueluche do momento no campo da estética facial.

Fonte:www.cirurgiaestetica.com.br

0 comentários: