Rejuvenescimento Facial

Essa cirurgia é indicada para o rejuvenescimento facial para pessoas que apresentam envelhecimento intenso ou desproporcional à idade. Seu objetivo é eliminar as características que denotam o envelhecimento, que podem ser:

- queda das pálpebras;
- a queda das sobrancelhas (algumas vezes);
- o pronunciamento do sulco naso-geniano;
- o alongamento do nariz;
- a queda da ponta do nariz;
- o alongamento do lóbulo da orelha;
- o acúmulo de gordura nas laterais do queixo;
- o esmaecimento do contorno do lábio;
- inversão do lábio superior;
- apagamento do filtro do lábio superior;
- rugas e sulcos.


Quando todas são tratadas simultaneamente dão um efeito de conjunto muito eficiente, rejuvenescendo a face em até 10 anos, em muitos casos.
Existem alguns tipos de lifting, classificados de acordo com a região onde é realizado.

Lifting Frontal
Esse tipo de lifting é feito apenas na parte superior da face, o que engloba a testa e as sobrancelhas. Existem duas técnicas pelas quais pode-se operar nesse tipo de lifting:

a)técnica fechada: quando só com uma pequena incisão no couro cabeludo pode-se tratar a musculatura da testa, elevar a ponta nasal, elevar as sobrancelhas e corrigir sulcos e rugas da testa. Em geral, é associada ao preenchimento, tanto para corrigir os sulcos, quanto como elemento de sustentação.

b)técnica aberta: nas situações acentuadas de testa curta, se opta pelo corte no couro cabeludo, com a finalidade de aumentar o tamanho da testa.


Minilifting
Trata apenas do terço médio da face e do reposicionamento do pavilhão auricular (orelhas). Se for baseada exclusivamente na tração de pele, o resultado é pobre e de curta duração.
Por isso, a musculatura é sustentada através da plicatura (costura da musculatura da face em forma de pregas). Geralmente é associada ao lifting frontal e à blefaroplastia.
Faz-se a sustentação com retalhos da fascia, que é um tecido que fica em volta do músculo temporal. Nesse caso, se utiliza preenchimentos que evitam trações exageradas, com o objetivo de sustentação e fixação de todas as estruturas: músculo, pele e gordura.
No terço médio da face, as maçãs do rosto são reposicionadas e acentuadas, uma vez que também elas diminuem com a idade. Tratam-se, simultaneamente as rugas em volta da boca, o lábio superior e os sulcos naso-genianos.
Lifting da região inferior
Também chamado de lifting da região cervical, que alcança a parte inferior da mandíbula e o pescoço. O objetivo dessa cirurgia é corrigir a flacidez de pele no pescoço. Em geral, é associada a uma lipo na região e a musculatura cervical é tratada, uma vez que, quando tratada, a chance de ficarem pregas no pós-operatório é pequena. Também são feitos preenchimentos em alguns sulcos no pescoço e no queixo.

Lifting Completo (Rejuvenescimento facial global)
É também chamado de facelifting. Nessa cirurgia, se realiza o rejuvenescimento facial completo, utilizando-nos de todas as técnicas acima descritas. Além delas, associa-se, na maioria dos casos, um peeling médio ou profundo, dependendo da qualidade de pele e da quantidade de rugas finas.

As correções que essa cirurgia realiza são as seguintes:

- correção das rugas da testa;
- elevação das sobrancelhas;
- elevação do canto das sobrancelhas;
- implante nas sobrancelhas;
- retirada das bolsas palpebrais;
- retirada do excesso de pele nas pálpebras superiores;
- retirada do excesso de pele nas pálpebras inferiores;
- tratamento dos 'pés de galinha';
- correção das olheiras;
- reposicionamento e discreto aumento das maçãs do rosto;
- elevação das orelhas;
- diminuição dos lóbulos;
- preenchimento dos sulcos naso-genianos;
- preenchimento dos cantos da boca;
- definição do filtro labial e contorno dos lábios;
- encurtamento do lábio superior (parte vermelha da boca);
- lipoescultura no pescoço;
- tração da musculatura cervical (correção da papada);
- retirada do excesso de pele;
- redução global da flacidez facial.

0 comentários: